quarta-feira, 10 de julho de 2013

Multadas por propaganda enganosa

O Ministério da Justiça multou ontem as operadoras Vivo e TIM, além de um dos fabricantes da Coca-Cola, por propaganda enganosa. No total, as penalidades alcançam R$ 5,1 milhões, por práticas cometidas em 2004, no caso das teles, e em 2008, para a joint-venture que produz o refrigerante.

O maior valor foi para a Vivo, de R$ 2.260.173,00. O governo identificou propaganda enganosa na campanha publicitária Vivo de Natal, veiculada em 2004. Segundo o Ministério da Justiça, a empresa não demonstrou de forma clara as condições para obtenção dos minutos e dos torpedos promocionais. O governo apurou que a Vivo vendeu um número de pacotes superior à sua capacidade operacional.

Para a TIM, a multa foi de R$ 1.654.236,00 por publicidade enganosa na campanha Namoro a Mil, que também foi veiculada em 2004. O ministério afirma que a operadora não demonstrou de forma adequada as condições para obtenção dos minutos e torpedos da promoção.

Laranja "natural"

O Sistema de Alimentos e Bebidas do Brasil (SABB), joint venture da Coca-Cola Brasil, foi multada em R$ 1.158.908,00 por publicidade enganosa na oferta da bebida Laranja Caseira. A investigação teve início com uma denúncia feita pelo Ministério da Agricultura, em 2008.

O anunciante deixou de esclarecer que o produto é um néctar e não um suco, segundo o diretor. Ele explicou que o néctar é um suco acrescido de substâncias. "A publicidade da empresa dizia a todo momento que era suco natural, suco com gominhos", disse.   

Fonte: Diário do Nordeste

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