quinta-feira, 25 de julho de 2013

Google homenageia "mãe do DNA"

A biofísica britânica, Rosalind Franklin, pioneira da biologia molecular e considerada a "mãe do DNA" é homenageada nesta quinta-feira com o doodle do Google. O doodle celebra 93º aniversário de nascimento da pesquisadora que descobriu, após estudos, a forma helicoidal do DNA.

No segundo O da palavra Google aparece uma figura da cientista. O segundo G e o L foram substituídos pela estrutura helicoidal do DNA. E para finalizar, a letra E é representada por uma estrutura celular.
Rosalind Franklin também fez contribuições importantes para a compreensão das estruturas moleculares de vírus, do carvão e do grafite. Rosalind morreu de câncer de ovário em abril de 1958, com apenas 37 anos.

A cientista tornou-se talvez mais conhecida como "a mulher que não foi agraciada com o prêmio Nobel pela co-descoberta da estrutura helicoidal do DNA".

Trabalhando em Paris (1947-1950), no Laboratoire Central des Services Chimiques de L'Etat, usou a técnica da difração dos raios-X para análise de materiais cristalinos. Voltou para a Inglaterra e junto com os biofísicos do King's College Medical Research Council (1951) e com Raymond Gosling no laboratório de biofisica do britânico Maurice Wilkins iniciou a aplicação de estudos com difração do raio-X para determinação da estrutura da molécula do DNA. Este trabalho permitiu ao bioquímico norte-americano James Dewey Watson e aos britânicos Maurice Wilkins e Francis Crick o Nobel de Fisiologia/Medicina (1962), sendo ela a grande injustiçada, já que o Nobel não pode ser atribuído postumamente.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário